Mel de verdade ou 'falsificado'? Descubra a diferença

Todos sabemos que o mel é mais saudável do que qualquer adoçante sintético e açúcar refinado, porque contém substâncias químicas e antioxidantes que protegem o corpo de doenças e do envelhecimento prematuro. Mas o mel "inocente" que compramos no supermercado é realmente o mais natural e saudável para nós? O próximo artigo irá iluminá-lo e as informações fornecidas o surpreenderão.

Você vai ao mercado e pega o vidro de mel que promete ser 100% livre de aditivos, mas a verdade é que há muitas coisas que você não conhece sobre o processo que o mel passa desde o momento em que é retirado da colmeia. Neste mesmo processo, que geralmente começa depois que as abelhas terminaram de armazenar o néctar nos favos de mel da colmeia, o mel é extraído, processado e filtrado de maneira que altera sua composição.

O mel é pasteurizado, o que significa que é aquecido a uma temperatura elevada para eliminar o fermento dele, o que permite uma vida útil mais longa e uma textura mais suave. Além disso, o mel sofre processos avançados de filtragem projetados para remover detritos e bolhas de ar, de modo que o mel que atinge os consumidores parecerá mais claro, transparente e atraente. Vários estudos revelaram que estes processos reduzem a presença de nutrientes saudáveis no mel, como pólen, enzimas e antioxidantes.

Além disso, existem fabricantes que operam sem supervisão e adicionam açúcar e outros edulcorantes nesta fase, a fim de aumentar a rentabilidade de sua venda. Juntamente com eles, há fabricantes que passam o mel através de um processo ainda mais complexo chamado ultrafiltração, que também prejudica os nutrientes nele. Embora o mel possa reduzir o risco de doenças cardíacas decorrentes de hipertensão arterial e colesterol, ajudar a curar feridas e tratar a tosse, há uma alta probabilidade de que esses benefícios não sejam tão significativos no mel comum como no mel puro ou cru, que contém uma maior quantidade de antioxidantes, enzimas e nutrientes que são responsáveis pelos benefícios mencionados acima.

O que é mel puro ou cru?

O mel cru é o mel de verdade, pois é mantido na colmeia. Durante o processo de extração, é filtrado através de uma rede de pano ou de náilon para remover resíduos como cera de abelha e abelhas mortas, e depois vai diretamente para embalagens e vendas. Isto significa que o mel cru não sofre os processos de aquecimento, pasteurização e filtração utilizados no processo industrial.